Concurso de fotos e vídeos

Prazo para envio: 31/10/2016

REGULAMENTO DO CONCURSO DE FOTOS E VÍDEOS DO IV CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS (IV CBRG)

 

CAPÍTULO I – Considerações gerais

Art. 1º. O Concurso de Fotos e Vídeos em como objetivo contribuir com a divulgação e a popularização do tema Recursos Genéticos.

Art. 2º. O Prêmio é destinado a profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação devidamente inscritos no IV CBRG.

Art. 3º. O Prêmio é concedido de acordo com as seguintes categorias:

1 – Fotos

2 – Vídeos

§ 1º. Poderão concorrer fotos e vídeos relacionados à conservação, caracterização e uso dos recursos genéticos.

§ 2º. Os vídeos deverão ter duração de no máximo um minuto.

§ 3º. As fotos e vídeos, em que figurem pessoas passíveis de serem reconhecidas, devem vir acompanhadas de carta digitalizada assinada por elas autorizando o uso da sua imagem. O documento deve ser enviado para o e-mail: cbrg2016@gmail.com.

§ 4º. As imagens que contenham obras de arte devem conter uma nota explicativa mencionando o autor da obra.

§ 5º. Não serão aceitas fotos com retoques artísticos ou qualquer outro efeito ou montagem.

§ 6º. Fotos ou vídeos que possam caracterizar acesso ao conhecimento tradicional devem fazer menção à respectiva autorização de acesso pelo órgão competente.

§ 7º. Cada inscrito poderá submeter apenas uma foto e um vídeo a este concurso.

Art. 4º. Serão premiados uma foto e um vídeo mais votados pelos participantes do evento.

 

CAPÍTULO II - INSCRIÇÃO E INFORMAÇÕES INFO

Art. 5º. Para envio de vídeo, é necessário inserir o link salvo no Google Drive, OneDrive ou DropBox no formulário que está disponível no link: http://goo.gl/forms/aO7slNkPWCS1efCl1.

Art. 6º. Para envio de foto, é necessário inserir o link salvo Google Drive, OneDrive ou DropBox no formulário que está disponível no link: http://goo.gl/forms/aO7slNkPWCS1efCl1.

Art. 7º. Os autores das fotos ou vídeos deverão enviar no momento da submissão um texto explicativo, com no máximo 600 caracteres, demonstrando a relação e a relevância da foto ou do vídeo com o tema Recursos Genéticos.

 

CAPÍTULO III - COMITÊ DE PREMIAÇÃO DE FOTOS E VÍDEOS

Art. 8º. A escolha dos premiados será realizada pelo Comitê de Premiação de Fotos e Vídeos de acordo com os critérios definidos no Capítulo IV deste regulamento, e também pelos participantes do IV CBRG.

Art. 9°. A ordem de classificação será estabelecida conforme os critérios definidos no art.11.

Parágrafo único: O Comitê de Premiação de Fotos e Vídeos não divulgará a classificação geral das fotos e vídeos, somente os três primeiros colocados em cada categoria.

Art. 10. As decisões do Comitê de Premiação de Fotos e Vídeos não serão suscetíveis de recursos ou impugnações em qualquer etapa do processo e da premiação.

 

CAPÍTULO IV - CRITÉRIOS DE JULGAMENTO

Art. 11. As fotos e os vídeos submetidos e aceitos pelo Comitê de Premiação serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:

Parágrafo único – Para efeitos deste regulamento entende-se:

Impacto Visual: Capacidade da foto ou do vídeo de afetar e surpreender o espectador;

Relevância da Imagem: Importância da foto ou do vídeo e sua capacidade de transmitir conceitos de recursos genéticos;

Contribuição para a popularização e divulgação científica e tecnológica: Potencial da foto ou do vídeo de revelar ao público leigo a importância e os objetivos da área de recursos genéticos e seus impactos no dia a dia da população;

Qualidade Estética: Avaliação dos critérios relacionados à composição, luz e sombra, resolução, nitidez,enquadramento e perspectiva.

 

CAPÍTULO V – DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E CERIMÔNIA DE ENTREGA DOS PRÊMIOS

Art. 12. A divulgação dos resultados e a entrega dos prêmios ocorrerão no dia 11 de novembro de 2016, durante a cerimônia de encerramento do IV CBRG.

 

CAPÍTULO VI – DOS DIREITOS AUTORAIS

Art. 13. A comprovação de autoria da foto e do vídeo é de responsabilidade do(a) candidato(a).

Art. 14. Fica estabelecido com os(as) autores(as) das fotos e vídeos a assinatura de termo de cessão dos Direitos Autorais para uso pleno pela Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos e o direito de mencionar, sempre que necessário, a autoria da foto e do vídeo, para fins de divulgação ou comprovação de capacidade técnica.

Parágrafo Único – A Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos terá o direito de utilizar as fotos e vídeos, em sua totalidade ou em parte, face às conveniências administrativas, para impressão e demais fins de divulgação científica, sempre citando a autoria.

Art. 15. Fica resguardado aos autores o direito de apresentá-las em exposições, reuniões, congressos e permitir a sua divulgação pela imprensa ou qualquer outro meio, sem fins comerciais, indicando, porém, a Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos como titular dos direitos sobre a imagem.

 

CAPÍTULO VII - DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 16. O envio de fotos e vídeos para o concurso do IV CBRG implicará na concordância e aceitação de todos os termos e condições do presente Regulamento.

Parágrafo Único - O não cumprimento de qualquer item deste Regulamento implicará na desclassificação do candidato.

Art. 17. As inscrições poderão ser prorrogadas a critério dos organizadores, sem necessidade de alterar o presente Regulamento.

Art. 18. Os casos omissos e quaisquer dúvidas, divergências ou situações, não previstas no Regulamento, serão decididos de forma soberana e irrecorrível pelo Comitê de Avaliação de Fotos e Vídeos do IV CBRG.

Contato

Sobre a SBRG

A Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos (SBRG) é uma associação civil, sem fins lucrativos, formada por pesquisadores, professores universitários e estudantes que atuam na área de conservação, caracterização e uso dos recursos genéticos animais, vegetais e de microrganismos.


Leia mais